Indian A AMERICANA DE PELE VERMELHA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Indian A AMERICANA DE PELE VERMELHA

Mensagem  luizinho_hd em Sex Out 17, 2008 2:40 pm

Indian

A AMERICANA DE PELE VERMELHA

(*) Renato Bellote Gomes

Foto: divulgação


O ronco de um motor V2 é algo que embriaga o espírito de qualquer apaixonado por motocicletas. Se for proveniente de um motor refrigerado a ar então, a mágica se completa. Nos dias de hoje a Harley-Davidson reina soberana nas ruas, mas houve um tempo em que dividia as estradas com uma grande concorrente: a Indian.

Fundada em 1901 na cidade de Springfield, a Indian Motorcycle Company é fruto do esforço de dois sonhadores: um projetista sueco e um empresário americano, que juntaram suas forças e lançaram a primeira Indian com motores V2 em 1903. A empresa cresceu nos anos seguintes e se tornou a maior fabricante de motos dos Estados Unidos, com 20 mil unidades por ano, trazendo novidades como a partida elétrica e modelos imortais como Scout, Chief e Sport Scout.

O modelo Scout foi criado em 1919 por um piloto de corridas e trazia grandes modificações e novas versões para o já famoso motor: 600, 750, 1.000 e 1.200 cm³, que foram utilizados por muitos anos.

A fama da Indian estava sendo construída por esses modelos. O sucesso foi confirmado pela venda da moto de número 250.000 quatro anos depois. A empresa passou pelo período entre guerras em crise, apesar de ter resistido à quebra da bolsa de valores, mas superou os problemas e se manteve no topo da produção.

Uma característica marcante surgiu após esse período: os famosos pára-lamas envolventes, que marcaram as motocicletas para sempre.

Após a Segunda Guerra a Indian foi vendida, e os novos administradores resolveram focalizar a produção em motos de menor cilindrada, com tecnologia inglesa.

O modelo Blackhawk Chief foi lançado no início da década de 50, marcando a volta da motocicleta à linha original, com 1.300 cm³ e garfo telescópico hidráulico, para competir com as Harleys, que apresentavam tecnologia superior.

Mas a alegria durou pouco e logo a empresa começou a privilegiar a venda das motos inglesas, que tinham seus próprios méritos, colocando a Indian em crise novamente. A clássica V2 sumiu das lojas e a empresa literalmente desapareceu do cenário americano em 1953.

Muitos anos se passaram e, em 1998, a Indian ressurgiu no cenário mundial, com modelos mais potentes e os cromados que trouxeram à tona a paixão adormecida. O sonho durou apenas cinco anos, pois os modelos não foram bem aceitos pelos puristas e os custos da produção se tornaram muito altos, fazendo com que o consórcio de empresas encerrasse a fabricação.

De qualquer modo, a Indian ocupa um lugar de destaque no mundo das motocicletas, seja pelo estilo, ronco do motor ou apenas pelo fato de que a cabeça do chefe indígena no tanque de combustível, estará para sempre gravada na mente de todos os apaixonados pela vida em duas rodas.





(*) Renato Bellote Gomes, 25 anos, é bacharel em Direito

luizinho_hd
Admin

Número de Mensagens : 104
Idade : 51
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 06/04/2008

Ver perfil do usuário http://www.bikerfriends.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Indian A AMERICANA DE PELE VERMELHA

Mensagem  luizinho_hd em Sex Out 17, 2008 3:09 pm

As fotos estão no site Biker Friends, na parte de Matérias Técnicas

luizinho_hd
Admin

Número de Mensagens : 104
Idade : 51
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 06/04/2008

Ver perfil do usuário http://www.bikerfriends.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum